Psicologia Tomista

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Psicologia Tomista

“Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber no que se deve acreditar, saber o que se deve desejar, e saber o que se deve fazer” (1273)


    Apresentação

    avatar
    professor Sylvio


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 03/03/2019

    Apresentação Empty Apresentação

    Mensagem por professor Sylvio Seg Mar 04, 2019 11:40 am

    Prezados,

    O Grupo de Estudos em Psicologia Tomista é uma iniciativa de agregar estudantes de psicologia ou interessados na prática científica e profissional da psicologia em torno das implicações, diretas ou indiretas, do sistema filosófico-teológico de Santo Tomás de Aquino para o desenvolvimento da psicologia.

    O presente grupo é apenas uma dentre diversas ações intelectuais e humanitárias desenvolvidas ao longo de quase oito séculos, norteadas pelo sistema tomasiano (i.e., formulado por Santo Tomás de Aquino). No caso específico da psicologia contemporânea (i.e., após a independência do campo de investigação dos fenômenos mentais da investigação filosófica), o caminho ainda é pouco desbravado, se considerarmos que o pensamento contemporâneo que influenciou as escolas, movimentos e teorias na psicologia no último século e meio, afastou das discussões acerca dos fenômenos mentais e humanos aspectos da antropologia (visão de homem) e cosmologia (visão de mundo) compatíveis com o sistema tomasiano, na medida em que a psicologia contemporânea adotou discursos materialistas, positivistas, relativistas, individualistas, empiristas, anti-metafísicos. Além disso, muitas contribuições do sistema tomasiano à psicologia contemporânea sequer são de conhecimento de estudantes e profissionais de psicologia em geral, restritas a círculos especializados em estudos tomista.

    “Se a psicologia não vai até Santo Tomás, levemos, então Santo Tomás à psicologia!”, será o objetivo deste grupo de estudos. Não centrar-nos-e mos, contudo, em estudar o sistema tomasiano; reconhecemos nossa pequenez intelectual para assimilar a riqueza deste sistema neste espaço limitado de discussão. Eventualmente, trataremos de pontos e conceitos deste sistema, necessários para a reflexão de questões específicas no âmbito da psicologia. Mas sempre buscaremos suporte teológico, filosófico e histórico na própria fonte (i.e., em Santo Tomás) ou em comentaristas renomados do sistema tomasiano, pois “um erro no percurso começa por um passo mal dado”; evitaremos, assim, livres interpretações. Além disso, recomendaremos em momentos oportunos cursos e material de aprofundamento no sistema tomasiano.

    Sejam bem-vindos e aguardamos sua participação! Que, pela intercessão de Santo Tomás de Aquino, doutor da Igreja, o amor pela Verdade, a retidão do Intelecto e das atitudes, e a humildade diante da Sabedoria Divina estejam sempre presentes entre os membros deste grupo!

    Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo!

    Briam gosta desta mensagem


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:08 am